Logo

Síndrome das Pernas Inquietas

Síndrome das Pernas Inquietas

A síndrome das pernas inquietas ou irrequietas caracteriza-se por sensações desconfortáveis nos membros inferiores, que ocorrem mais ao final do dia e à noite, sobretudo na cama. Geralmente, a síndrome das pernas inquietas surge após os 40 anos e é mais frequente em mulheres, embora possa acontecer em pessoas de todas as idades. Além disso, os episódios da síndrome também parecem acontecer mais frequentemente em pessoas que vão para a cama muito cansadas.As sensações surgem em repouso e forçam a pessoa a mover os membros inferiores para obter alívio. Pode causar distúrbios do sono, levando à sonolência durante o dia. Os sintomas podem ser intensos e impedir que a pessoa adormeça. Também é comum que os indivíduos que têm síndrome das pernas inquietas tenham movimentos periódicos do sono, o que poderá perturbar a qualidade de vida.

Uma doença crónica

A síndrome das pernas inquietas pode surgir em qualquer momento da vida e transforma-se num problema crónico. Apesar de haver pessoas que começam a sentir os sintomas ainda em idade infantil, a maioria só é diagnosticada após os 50 anos — convivendo, muitas vezes, com os sintomas durante um longo período de tempo.

Como ter esse diagnóstico?

Ainda não se sabe qual é a origem desta doença. Há estudos que apontam para o sistema nervoso central, indicando o envolvimento da dopamina. 
No entanto, num terço a metade dos casos, a síndrome surge em pessoas da mesma família, o que significa que estamos perante uma doença hereditária, que pode passar de geração em geração. 

Algumas outras condições são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da SPI, a gravidez, que pode desencadear a abertura dos sintomas, deficiência de ferro, diabetes, anemia, neuropatias periféricas e distúrbios metabólicos, como a insuficiência renal crônica.

Indicadores da doença:

  • – Presença de forte, urgente e irresistível vontade de mover as pernas, acompanhada de sensação de desconforto. As sensações podem ser descritas como: formigamento, espetadas, ferroadas, repuxões, comichão ou agonia.
  • – Os sintomas iniciam-se ou pioram quando em repouso, em posição sentada ou deitada.
  • – Os sintomas melhoram parcial e temporariamente com a atividade, como andar ou esticar as pernas.
  • – Os sintomas são mais intensos à noite.

A síndrome das pernas inquietas não tem cura, mas seu desconforto pode se reduzido através de técnicas de relaxamento ou ingestão de remédios receitados pelo médico.

Portuguese Inglaterra French