Logo

Prisão de Ventre e Curiosidades

Prisão de Ventre e Curiosidades

prisão de ventre ou obstipação (intestino preso) é uma patologia muito comum em todas as idades e afeta significativamente a qualidade de vida. 

As fezes tornam-se duras e de dificil evacuação quando se vai à casa de banho menos de 3 vezes por semana. As complicações mais comuns das obstipações são hemorroidasfissura anal ou acumulação de fezes no intestino grosso.

Esta situação pode ser causada por razões diversas, tais como, efeitos secundários de medicamentos ou mudanças repentinas de estilo de vida, como uma alteração dietética ou uma viagem. Nestas situações o organismo volta ao seu ritmo normal em pouco tempo. 

Para evitar que estas situações aconteçam beba muita água, ingira alimentos ricos em fibras, vegetais e frutas e prática de exercicio fisico. Evite alimentos como batatas e féculas, pão branco, bolos ou pastelaria branca e massas não cozinhadas com farinha de trigo integral. Deve-se ainda evitar também comer bananas e maçãs e optar antes por ameixas e kiwis, por exemplo, por conterem muita fibra e água, e serem alimentos com propriedades laxantes e reguladoras do normal funcionamento do intestino.

Regra geral, de acordo com a classificação da escala de Roma III, quem sofre de prisão de ventre (obstipação funcional ou obstipação crónica) padece de pelo menos dois dos seguintes sintomas durante os últimos três meses:

  • Menos de três defecações por semana;
  • Esforço durante pelo menos 1/4 das defecações;
  • Fezes nodulares ou duras em pelo menos 1/4 das defecações;
  • Sensação de evacuação incompleta em pelo menos 1/4 das defecações;
  • Sensação de obstrução/bloqueio anorretal em pelo menos 1/4 das defecações.

Alguns truques:

  • Coma de manhã, em jejum, ameixas secas sem caroço;
  • De véspera deixe ameixas secas em água e na manhã seguinte em jejum beba a água e coma a ameixa;
  • Habitue o seu organismo a trabalhar todos os dias à mesma hora. Numa determinada hora diária do dia que tenha um pouco mais de tempo sente-se sossegada e deixe-se ficar durante uns 10 m. Faça isso todos os dias até sentir que o seu organismo começa a trabalhar naturalmente. Faça-o desde tenra idade porque o ritmo de vida, o pouco tempo que temos e muito tempo fora de casa faz-nos alterar o funcionamento do organismo. 

Esteja atento quando:

A obstipação é motivo de preocupação quando está associada a perda de peso ou anemia, quando existe sangue nas fezes, quando existem na família casos de cancro do cólon ou doença inflamatória ou quando aparece em idade avançada.

Portuguese Inglaterra French