Logo

Importância da Água

Importância da Água

A água é o principal elemento para o funcionamento dos organismos dos seres vivos. A vida surgiu na água e sem ela não há vida. No corpo dos seres humanos ela exerce funções de extrema importância. Cerca de 60% do corpo humano de um adulto é formado por água.  

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA 

PARA ALÉM DE IMPORTANTE, A ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA A VIDA HUMANA, REPRESENTANDO CERCA DE 60% DO PESO DE UM ADULTO.

E nos bebés, a proporção é ainda maior, podendo chegar aos 70%. A água é o elemento mais importante do corpo, é o principal componente das células e um solvente biológico universal, por isso todas as nossas reações químicas internas dependem dela. A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele. 
 
RECOMENDA-SE UM CONSUMO APROXIMADO DE 2L DE ÁGUA POR DIA.

O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina, pelo que se recomenda um consumo aproximado de 2 litros por dia, sendo uma média estimada pois o seu consumo tem muito a ver com a vida de cada um, o sedentarismo, retenção de líquidos, transpiração, 

FUNÇÕES DA ÁGUA 

  • Transporte: a água é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigénio até às células, bem como dos detritos celulares resultantes dos processos metabólicos.
  • Solvente: a água é um excelente solvente e meio de suspensão, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no organismo através da urina.
  • Regulação da temperatura corporal: quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a produção de suor, com o objectivo de libertar calor através da evaporação.
  • Participação em reacções enzimáticas: como por exemplo, facilitando a digestão.
  • Lubrificante das articulações: a desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos com consequente desgaste ósseo. 

DICAS

Algumas dicas para beber mais água 
Se pensa que não bebe água suficiente, aqui ficam algumas dicas para ajudar a aumentar a sua ingestão: 

  • Beba 1 copo de água ao acordar, antes de ingerir alimentos sólidos;
  • Compre uma garrafa de meio litro logo de manhã vá enchendo de um garrafão, filtro ou mesmo da torneira ao longo do dia;
  • Tenha sempre uma garrafa de água na sua mesa ou local de trabalho;
  • Se vai fazer uma viagem de carro, leve uma garrafa pequena de água fresca e assim terá água durante todo o caminho;
  • Às refeições prefira água a sumos ou refrigerantes;
  • Se não aprecia o sabor da água, junte-lhe uma rodela de limão ou laranja. Sem adicionar calorias estará a dar-lhe um sabor agradável;
  • Coma mais frutas e vegetais, pois têm um alto teor de água e cerca de 20% da água que ingerimos vem dos alimentos. 

CERTIFIQUE-SE DE QUE BEBE ÁGUA LIMPA E NÃO CONTAMINADA, DE MODO A ASSEGURAR A SUA SAÚDE E BEM-ESTAR! 
Quais problemas surgem ao consumir pouca água?

Uma hidratação deficiente pode desencadear várias condições, desde dores de cabeça até câncer na bexiga ou diminuição do rendimento físico e intelectual. 

Doenças a surgir por défice de água: 
Artrite 
Lombalgia 
Enxaqueca 
Depressão e fatiga crónica 
Infecções urinárias 
Problemas de rins 
Problemas intestinais e circulatórios 
Entre outras… 
 

Portuguese Inglaterra French