Logo

Emil Vodder e a Drenagem Linfática Manual

Emil Vodder e a Drenagem Linfática Manual

Por volta de 1930, os doutores dinamarqueses Emil Vodder e Estrid Vodder, trabalhavam na Riviera Francesa a tratar pacientes com sinusites e outros sintomas semelhantes. O casal notou que os pacientes tinham como característica comum o inchaço dos linfonodos. O casal passou a pesquisar o sistema linfático para entender o que causava inchaço nos linfonodos. Em 1932 depois de estudar por diversas vezes o sistema linfático, percebeu que poderia estimular a movimentação da linfa através de movimentos manuais. Concebeu assim um novo método de massagem - a drenagem linfática manual. Esta técnica especial de massagem realiza-se mediante movimentos de bombeio, conseguidos à base de pressões suaves, rítmicas e monótonas executadas no sentido da drenagem linfática.

Em 1936, o seu método passou a ser conhecido como um tipo de técnica manual de estimulação do sistema linfático, tratando não somente alguns sintomas da sinusite, mas principalmente diminuindo edemas. Após a segunda guerra mundial, em Copenhague, o casal Vodder passou empenhar-se a ensinar e multiplicar o conhecimento das técnicas desenvolvidas nos três anos de aperfeiçoamento da técnica. A DLM foi a primeira “ferramenta” reconhecida para tratamento de edemas linfáticos. 27 anos depois do trabalho do casal Vodder, o médico Dr. Johannes Asdonk comprovaria cientificamente os benefícios do método de Vodder.

O seu método consistia em, através de movimentos, encaminhar os dutos linfáticos para os linfonodos. Estimular os linfonodos através de pressão leve e encaminhar a linfa para o sistema sanguíneo. Tem como objectivo descongestionar os gânglios linfáticos, estimular o fluxo da linfa e drenar os tecidos, facilitando a eliminação dos detritos celulares melhorado assim a resistência do organismo.

Portuguese Inglaterra French