Logo

Aftas

Aftas

Vou falar por experiência própria sobre algo que tem recorrentemente aparecida na minha boca e que, infelizmente, a maioria dos meus clientes está a par disso...aftas! Horrível, doloroso, desagradável, preocupante. 

As recorrentes, ou estomatite aftosa, correspondem a uma pequena lesão que pode surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável. A causa da afta não é muito bem esclarecida, porém algumas situações podem favorecer o aparecimento das aftas, como imunidade baixa, consumo de alimentos muito ácidos ou feridas provocadas pelos aparelhos dentários, por exemplo. Além disso, a ingestão de alguns medicamentos, situações de stresse, problemas gástricos e a acidez do estômago também podem causar aftas na boca.

Algumas causas:

- A deficiência de zinco, ferro, folato e vitamina B12 podem favorecer o aparecimento de aftas.

- Genética

- Mordida nos lábios ou lingua

- O stresse e a ansiedade, por exemplo, podem diminuir as funções do sistema imunitário, aumentando as chances de infecção. Além disso, pode haver uma certa secura da boca, o que pode favorecer o aparecimento das aftas. 

- A doença celíaca é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pela intolerância ao glúten.

- Assim como na doença celíaca, a afta pode ser um indicativo de AIDS, no entanto, nessa doença as aftas são mais frequentes, são maiores e demoram muito tempo para cicatrizar, já que o sistema imunológico está comprometido.

É importante ir ao médico quando:

  • As aftas são muito grandes;
  • O aparecimento de aftas é muito frequente;
  • As aftas demoram para desaparecer;
  • Começam a surgir lesões nos lábios;
  • A dor ao engolir ou mastigar não passa mesmo com o uso de analgésicos.

Quando houver o aparecimento de qualquer um desses sintomas é importante ir ao médico para que possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento, pois pode significar condições mais graves como Doença de Crohn, Síndrome do intestino irritável e até mesmo AIDS. 

Portuguese Inglaterra French