Aftas
Vou falar por experiência própria sobre algo que tem recorrentemente aparecida na minha boca e que, infelizmente, a maioria dos meus clientes está a par disso...aftas! Horrível, doloroso, desagradável, preocupante.
As recorrentes, ou estomatite aftosa, correspondem a uma pequena lesão que pode surgir na boca, língua ou garganta e tornar o ato de falar, comer e engolir bastante desconfortável. A causa da afta não é muito bem esclarecida, porém algumas situações podem favorecer o aparecimento das aftas, como imunidade baixa, consumo de alimentos muito ácidos ou feridas provocadas pelos aparelhos dentários, por exemplo. Além disso, a ingestão de alguns medicamentos, situações de stresse, problemas gástricos e a acidez do estômago também podem causar aftas na boca.
Algumas causas:
- A deficiência de zinco, ferro, folato e vitamina B12 podem favorecer o aparecimento de aftas.
- Genética
- Mordida nos lábios ou lingua
- O stresse e a ansiedade, por exemplo, podem diminuir as funções do sistema imunitário, aumentando as chances de infecção. Além disso, pode haver uma certa secura da boca, o que pode favorecer o aparecimento das aftas.
- A doença celíaca é um distúrbio gastrointestinal caracterizado pela intolerância ao glúten.
- Assim como na doença celíaca, a afta pode ser um indicativo de AIDS, no entanto, nessa doença as aftas são mais frequentes, são maiores e demoram muito tempo para cicatrizar, já que o sistema imunológico está comprometido.
É importante ir ao médico quando:
- As aftas são muito grandes;
- O aparecimento de aftas é muito frequente;
- As aftas demoram para desaparecer;
- Começam a surgir lesões nos lábios;
- A dor ao engolir ou mastigar não passa mesmo com o uso de analgésicos.
Quando houver o aparecimento de qualquer um desses sintomas é importante ir ao médico para que possa ser identificada a causa e iniciado o tratamento, pois pode significar condições mais graves como Doença de Crohn, Síndrome do intestino irritável e até mesmo AIDS.